quarta-feira, 19 de maio de 2010

Museu Amadeo Souza-Cardoso



O Museu Amadeo de Souza-Cardoso, instalado no Convento Dominicano de S.Gonçalo, foi fundado em 1947, por Albano Sardoeira, visando reunir materiais respeitantes à história local e lembrar artistas e escritores nascidos em Amarante: António Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino, Manuel Monterroso, Paulino António Cabral, Teixeira de Pascoaes, Augusto Casimiro, Alfredo Brochado, Ilídio Sardoeira, Agustina Bessa Luís, Alexandre Pinheiro Torres…

Pretendendo manter a lembrança do seu núcleo inicial e das suas colecções, com maior ênfase para a Arqueologia, a sua principal vocação é, porém, a Arte Portuguesa Moderna e Contemporânea, nomeadamente a pintura e a escultura.

Para além da exposição permanente e visando até suprir algumas das lacunas, o Museu organiza – com o objectivo de divulgar a Arte dos séculos XIX e XX – exposições temporárias, temáticas, ou monográficas, que se servem do seu acervo e das colecções oficiais ou mostram obras de artistas em actividade. Para tanto o Museu dispõe dos espaços da sala polivalente/mini-galeria para pequenas exposições (de desenho, fotografia, vídeo, design…) e da sala de exposições temporárias para mostras de maior dimensão.

De dois em dois anos o Museu organiza o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, abrangendo as várias expressões artísticas, com duas distinções em separado: uma incluída no concurso e outra de consagração.




Este ano, está a haver uma exposição chamada "Drive in Art Amarante 2010" que pretende dar a conhecer os trabalhos das escolas, subordinados ao tema Amadeo Souza Cardoso. O Externato de Vila-Meã deu a sua constribuição com um painel feito a partir dos trabalhos dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário